Números divulgados pelo Ministério Público do Paraná apontam os resultados da oitava edição da Operação Mata Atlântica em Pé. Em duas semanas de fiscalização, 140 áreas foram vistoriadas, resultando em R$ 23,3 milhões em multas e no embargo de 1.197 hectares por desmatamento ilegal.
A iniciativa, que acontece simultaneamente em 17 estados brasileiros, é considerada uma das principais frentes de combate ao desmatamento do bioma no país. No Paraná, as ações envolveram o Instituto Água e Terra, o Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde e o Ibama.
SAIBA MAIS:
No balanço nacional parcial, já foram identificados 12,3 mil hectares de desmatamento irregular e aplicadas multas que somam R$ 116 milhões. As autuações partiram de 1.324 alertas emitidos pelo sistema de monitoramento do MapBiomas.
Como acontece a fiscalização
As fiscalizações utilizam imagens de satélite e cruzamento de dados para identificar áreas desmatadas. Em campo, equipes verificam se há autorizações ambientais e, quando irregularidades são confirmadas, emitem autos de infração, termos de embargo e medidas de reparação pelos danos causados.
Os responsáveis podem responder administrativamente, além de enfrentar processos cíveis e criminais.








