Os veículos elétricos devem representar, dentro de dois anos, 10% da frota de ônibus de Curitiba, segundo a prefeitura da cidade.

A projeção da Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na capital, é que sejam adquiridos, em uma primeira etapa, 134 veículos elétricos , sendo 57 para o eixo Leste-Oeste e 77, para o Inter 2 e Interbairros 2.

Para o eixo Leste-Oeste, os ônibus devem ter capacidade para 250 passageiros. A linha deve transportar até 200 mil passageiros/dia (120 mil no eixo Leste e 80 mil no eixo Oeste). A estimativa é de uma redução de 23 minutos no deslocamento e 350 quilômetros de autonomia operacional.

Para o Inter 2 serão 46 articulados piso alto e para o Interbairros 2, são 31 articulados piso baixo. Serão beneficiados 181 mil passageiros por dia, sendo 118 mil no Inter II e 75 mil no Interbairros II, com uma redução de 32 minutos no tempo de deslocamento.

Atualmente, 4% da frota de ônibus da cidade funciona com energia limpa ou de baixa emissão. No médio prazo, até 2030, 33% da frota deverá operar com emissão zero; alcançando 100% até 2050, como parte do Plano de Ação Climática (PlanClima), a alinhado às ações globais de sustentabilidade.

Os primeiros testes de ônibus elétricos devem começar nos próximos meses em linhas existentes do sistema de transporte coletivo. Os testes serão realizados na cidade por 60 dias, sendo admitido período mínimo de 30 dias. O acordo de cooperação terá validade de dez meses, podendo chegar a 12 meses.

Com informações da assessoria