Os ônibus elétricos não geram emissões de gases que provocam o efeito estufa e são silenciosos. E essas são apenas duas das vantagens apontadas como justificativa para substituição da frota do transporte coletivo de Curitiba.

Os novos modelos elétricos poderão ser testados de graça pela população neste final de semana, sábado (17) e domingo (18), de hora em hora. O ônibus elétrico vai circular entre o Terminal Campina do Siqueira e o Parque Barigui das 9h às 20h. O prefeito Rafael Greca falou sobre a entrada em uma nova fase.

Hoje, cerca de 4% dos ônibus do transporte público rodam com energia limpa ou baixa emissão de resíduos. A previsão é de que até 2030 esse percentual aumente para 33% e 100% até 2050, com zero emissão de poluentes. As demonstrações programadas para serem feitas até o final de 2023, servirão como base para definir futuras contratações da prefeitura, segundo Greca.

O gerente de operações da marca que vai ser testada, Ciro Pastore, dá detalhes sobre o que os curitibanos vão conhecer.

E ele dá mais informações técnicas sobre o modelo.

Haverá um revezamento entre cinco as linhas, onde o ônibus elétrico será testado. O início está previsto com a linha 801 Campina do Siqueira/Batel, nesta segunda-feira (19). Na terça-feira (20), será a vez da linha 380 Detran/Vicente Machado.

Na quarta-feira (21) o teste vai ser feito com a 617 Jardim Ludovica. Na quinta-feira (22) o ônibus elétrico vai transportar os passageiros da linha 654 Campo Alegre e na sexta-feira (23) a fase experimental fecha com a 826 Campo Comprido/CIC.