Eram quase 14 horas, do último sábado (8), quando um ônibus de turismo, que fazia o trajeto entre Curitiba e a cidade de Blumenau, em Santa Catarina, entrou na área de escape da BR 376. O espaço, construído em 2019, é um dispositivo de segurança, instalado na região do km 667 da rodovia.

De acordo com a Ateris Litoral Sul, concessionária que administra o trecho, cerca de 50 pessoas estavam dentro do ônibus quando um problema nos freios quase causou um acidente.

No entanto, o motorista, que já conhecia a região, usou a área para a frenagem de emergência. Ninguém ficou ferido e os passageiros foram levados até um posto de serviço da empresa, onde aguardaram um novo ônibus para seguir viagem.

José Junior, gerente de operações da Arteris Litoral Sul, explica que o dispositivo é inovador, já que foi instalado no lado contrário do tradicional, no acostamento à esquerda do tráfego.

O gerente faz um balanço da utilização das duas áreas que existem no trecho, nos kms 667 e 671, da BR 376, localizado na cidade de Guaratuba.

De acordo com a Arteris Litoral Sul, a área de escape utilizada no sábado já salvou 289 vidas, entre motoristas e passageiros. Já a que fica no km 671, trecho da curva da santa, impediu que 432 pessoas sofressem acidentes, o que de acordo com a empresa totaliza 721 vidas salvas.