A ONG Nariz Solidário vai levar a arte dos palhaços em mais de 100 ações gratuitas em unidades de saúde e centros de saúde mental do SUS em Curitiba e região metropolitana. O grupo pretente impactar mais de 10 mil pessoas, entre pacientes, familiares e profissionais da saúde.

São cerca de 40 palhaços profissionais e voluntários, que irão para os Centros de Atendimento Psicossocial (Caps), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e outros hospitais da região metropolitana de Curitiba. Eles vão receber 100 horas de treinamento durante o ano, com capacitações em linguagem de sinais e diversos temas ligados à palhaçaria. O projeto vai contar com a atuação dentro do contexto social e da saúde física e mental, como afirma Eduardo Roosevelt, diretor da Associação Nariz Solidário.

O projeto “De Nariz Para Nariz” vai promover ações para a formação de professores da rede pública de ensino e também prevê a participação da 5ª edição do Encontro Nacional para Lideranças de Grupos de Palhaços Voluntários, que está previsto para o segundo semestre e tem como objetivo ampliar a qualificação da gestão de grupos semelhantes em todo país.

A ONG existe desde 2014 e também trabalhou durante a pandemia, quando levou a palhaçaria para ambientes de saúde de forma adaptada. Você pode acompanhar o grupo pelo Instagram @narizsolidário.

Por: Brenda Niewiorowski