A onda de calor no Paraná fez com que muitos curitibanos procurassem alternativas para se refrescar. Clubes e sorveterias ficaram concorridos neste domingo (12). Quem passou pelo Parque Barigui também percebeu o alto movimento e foi a opção de quem preferiu enfrentar o calor em meio às árvores do que ficar dentro de casa.

Segundo o Simepar, a temperatura máxima em Curitiba foi de 34,8°C, superior ao registrado neste sábado (11), de 33,6ºC. Com isso, este domingo foi o dia mais quente de 2023 na capital paranaense.

O recorde histórico de Curitiba foi verificado em janeiro de 2019, quando os termômetros chegaram a 35,9ºC.

Comparativo das ondas de calor no estado e seus valores históricos. Foto: SIMEPAR

Mas houve recorde histórico na Região Metropolitana neste domingo. O Simepar informou que a temperatura chegou a 34,9ºC em Fazenda Rio Grande e este foi o dia mais quente desde que começaram as medições na cidade.

O calor persiste no Paraná nesta segunda-feira (13). O Simepar indica que o tempo fica abafado, mas, diferentemente do final de semana, teremos aumento da instabilidade na maioria das regiões do estado. Uma frente fria evolui pelo oceano, na altura da Região Sul, alinhada a um fluxo de umidade e calor sobre essas regiões. Com isso, pancadas de chuva com trovoadas são previstas, principalmente a partir da tarde, com risco mais elevado de tempestades nas áreas mais próximas da divisa com Santa Catarina e de fronteira com os países vizinhos.

A temperatura máxima prevista para Curitiba é de 33 graus nesta segunda-feira.