A segunda semana de novembro foi marcada por muito calor em praticamente todas as horas do dia, com noites também abafadas. Em uma cidade que não está acostumada com muitos dias de temperatura acima dos 30Cº, o clima mais extremo desse fim de ano está sendo muito bom para o comércio de ventiladores e também climatizadores.

Em várias lojas da região central de Curitiba, os estoques desses produtos estão se esvaziando rapidamente. Em uma dessas lojas, na Rua XV, o vendedor Lucas Almeida conta que, alguns dias, os funcionários tiveram que repor o estoque de ventilador oito vezes.

São diversos modelos e opções, os preços costumam variar de R$199 até mais de R$300. Mas quando não há opção, até mesmos os modelos mais caros estão sendo vendidos.

Em outra loja, na Rua Marechal Deodoro, funcionários trabalhavam nesta tarde de sexta-feira (17) para repor a vitrine de ventiladores, enquanto mais pessoas chegavam na procura pelo produto. O gerente, Silvio Souza, conta que foi preciso remanejar os produtos entre as diferentes filiais da loja.

Para o comércio as perspectivas são positivas. Com as altas temperaturas ainda na primavera e as promoções de Black Friday, o mês de novembro está impulsionando as vendas. É o que conta Diego Menezes, gerente de uma loja de eletrodomésticos.

Para quem espera um alívio no calor, o fim de semana deve ser de mudança no tempo. De acordo com o Simepar as temperaturas ainda se aproximam dos 30Cº em Curitiba no sábado (18), mas o domingo promete uma grande virada no tempo, com máximas na casa dos 20Cº.