A onça-pintada melânica (pantera negra) Cacau, de 70 quilos, é a nova moradora do Zoológico de Curitiba. Ela veio transportada de Brasília para Curitiba e chegou nesta quinta-feira (21).

A recomendação da vinda da Cacau para o Zoo de Curitiba foi feita pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab) e pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Cacau é a primeira onça nascida no Refúgio Biológico Bela Vista, da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, e está com 7 anos de idade. A onça passou uma temporada no Criadouro Conservacionista Instituto Nex, sendo um dos últimos exemplares de onça melânica do bioma Mata Atlântica. Trata-se de animal raríssimo, quase em extinção.

A Cacau já nasceu em um ambiente controlado por humanos, mas os filhos ou netos dela poderão ser soltos na natureza para a preservação da espécie, no futuro.

No novo recinto, Cacau vai ter 500 metros quadrados para caminhar, correr e se exercitar pelas várias plataformas e outras estruturas que visam promover o bem-estar animal. Também terá duas piscinas para se refrescar nos dias de calor de Curitiba e nadar, comportamento típico de onças na natureza. Cacau terá como vizinhos, também em casas novas que serão em breve inauguradas, os já moradores do Zoo Ares, Raoni e Maya (onças-pintadas) e as pumas Juma, Gordo e Mali.

* Com informações da prefeitura