A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que o fim da pandemia de Covid-19 está próximo. Essa foi a declaração do diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom.

No Paraná, até o momento o número de casos confirmados passa dos 2,7 milhões infectados com o vírus Sars-Cov-2, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Covid-19, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta quarta-feira (14). Ainda segundo os dados, o estado já contabiliza quase 44 mil mortes.

O boletim também apontou que nas últimas 24 horas foram mais 492 casos confirmados e 31 mortes. Conforme a Sesa, somente três mortes foram registradas nas últimas 24 horas. As outras mortes são de casos que estavam em investigação e só agora foram confirmados.

Em relação às confirmações de diagnóstico acontece a mesma situação.

Segundo Secretaria Estadual de Saúde, houve o registro de 230 novos casos nas últimas 24 horas. Os outros são confirmações de casos retroativos.

Com a queda dos números de casos e de mortes a taxa de letalidade da Covid-19 está em 1,6% no estado.

Em Curitiba, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, desde o início da pandemia são quase 520 mil casos confirmados e cerca de 8.500 mortes.

Conforme o painel Covid-19 da prefeitura de Curitiba, nesta terça-feira (13) foram confirmados mais 81 novos casos da doença e uma morte. Segundo o painel, a média móvel de casos está em queda de mais de 68% comparada aos últimos 14 dias. Já a média móvel de mortes apresenta queda de 30% em comparação com as duas últimas semanas.

O diretor-geral da OMS alertou que, caso o mundo não aproveite essa oportunidade, corre o risco de surgir novas variantes da Covid-19, que podem resultar em mais mortes provocadas pela infecção e de mais incertezas para o futuro.