Assim como as Olimpíadas de Matemática, que já possuem uma certa tradição e quase 20 anos de aplicação, a Olimpíada de Português, que surgiu no ano passado, deve incentivar os estudantes na aprendizagem das linguagens. Cerca de 500 mil estudantes de escolas públicas e privadas do Brasil, representando em torno de mil escolas, devem participar da 2º edição da competição que será realizada neste ano.
Marcos Sirineu Kondageski, coordenador da Olimpíada de Português, explica como o projeto surgiu e é aplicado nas escolas.
No ano passado, dois alunos de uma escola particular de Curitiba conquistaram medalha de ouro na competição. Vanessa Severo, professora de Língua Portuguesa e assessora de Português dos colégios do Grupo Positivo explica a importância desse tipo de disputa para o ensino das linguagens.
O segredo para conseguir transformar alunos em medalhistas, segundo a professora, passa pela base do ensino e também o interesse dos estudantes.
Marcos pontua que Curitiba foi a cidade do Paraná com a maior participação na primeira edição e que a competição beneficia não só os medalhistas.
A Olimpíada de Português é realizada em duas fases. A primeira acontece em maio e compreende provas aplicadas na própria escola dos estudantes e a segunda, acontece em polos de aplicação, somente para os melhores colocados da primeira fase.
As duas etapas também são organizadas em três categorias, conforme a faixa etária:
Categoria A – engloba os estudantes das três séries do Ensino Médio;
Categoria B, para alunos do 8º e 9º ano; e
Categoria C – para estudantes do 6º e 7º ano.
As inscrições para participar das olimpíadas acontecem até o dia 10 de maio e devem ser feitas pelas escolas no site da competição www.olimpiadadeportugues.org