O judô brasileiro foi ao pódio dos Jogos Olimpícos de Paris neste sábado (3) para receber a medalha de bronze na disputa por equipes mistas. Esta vitória contou com o sul-mato-grossense Rafael Silva, o Baby, que começou no esporte aos 15 anos, quando morava em Rolândia, cidade do norte paranaense. Na decisão do terceiro lugar, o Brasil derrotou a Itália, por 4 pontos a 3.

Baby, de 37 anos, encerrou sua trajetória olímpica com três medalhas, todas de bronze. As anteriores foram nas provas individuais para judocas acima de 100 quilos: nos Jogos de Londres, em 2012; e nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016.

Além de Rafael Silva, mais nove atletas formaram a equipe brasileira na capital francesa: Larissa Pimenta, Rafaela Silva (ambas da categoria até 57kg), Ketleyn Quadros (até 70kg), Daniel Cargnin, Willian Lima (até 73kg), Rafael Macedo, Guilherme Schimidt (até 90kg), Beatriz Souza (acima de 70kg) e Leonardo Gonçalves (acima de 90kg).

Esta foi a quarta medalha do judô brasileiro em Paris. Em provas individuais, Beatriz ganhou a de ouro (acima de 78kg), Willian a de prata (até 66kg) e Larissa a de bronze (até 52kg).