A Feira de Profissões da Universidade Positivo, realizada nesta quarta-feira (4), em Curitiba, foi marcada pela realização de diversas atividades práticas para aproximar os futuros universitários com o mercado de trabalho. Foram mais de 600 ações, entre oficinas e conversas com os professores.
Disputa de videogame revela a possibilidade de carreira na área de jogos
Nos últimos anos, os jogos eletrônicos passaram a representar muito mais do que entretenimento. Muita gente encontrou uma carreira profissional em disputas online. Quem passou pela Feira de Profissões pôde assistir e participar de um desafio do jogo Valorant, um dos mais populares para computador. Os estudantes puderam sentir um gostinho das competições mundiais.
O professor dos cursos de Design e Tecnologia da Informação, Rafael Baptistella, e o jogador profissional Emmanuel Amorin contaram que o principal objetivo da competição foi propiciar um momento de diversão com os alunos e trazer mais informações sobre os cursos que aproximam as pessoas da realidade digital.
Cães treinados auxiliam crianças vítimas de abuso a enfrentarem sistema judiciário
Uma iniciativa paranaense incorporou cães no sistema judiciário do estado para auxiliar crianças vítimas de abuso que precisem participar de sessões jurídicas e prestar depoimentos.
Em muitos casos, o trauma sofrido pela criança dificulta a sua participação durante processos jurídicos. Por isso, o Instituto Brasileiro de Educação e Terapia Assistida por Animais (IBETAA) incorporou os cães auxiliares no fórum de Londrina. O projeto foi bem recebido e, agora, as equipes responsáveis trabalham para ampliação da iniciativa para auxiliar mais pessoas.
A presidente do Instituto, Luciana Issa, falou com a CBN Curitiba sobre a iniciativa, que já é comum nos Estados Unidos. Para ela, a presença do cachorro como tratamento terapêutico está permitindo que processos jurídicos avancem com mais clareza.
Programa de estágios e oficinas gratuitas encaminham estudantes para o mercado de trabalho
Uma das principais preocupações dos estudantes que ainda não decidiram qual profissão seguir é o mercado de trabalho. São diversas as dúvidas que envolvem empregabilidade e perspectivas de crescimento profissional.
Uma das principais dicas dos professores é para que os alunos comecem a participar de programas de estágio já durante o processo de formação, com o objetivo de prepará-los para o mundo do lado de fora.
Para auxiliar no encaminhamento, a Feira de Profissões da UP está auxiliando jovens na construção de seus currículos e também na busca por vagas de estágio. Podem concorrer em vagas pessoas a partir dos 16 anos de idade.
A assessora de marketing do Centro de Integração Empresa Escola no Paraná (CIEE/PR), Luiza Portela, explica sobre o processo de inscrição dos alunos interessados em começar uma carreira.
A entrada para o evento é gratuita e a feira segue até às 21h, no campus da universidade no bairro Campo Comprido, em Curitiba.