O Ensemble Ubuntu, coletivo de músicos cameristas negros do Brasil, abre neste sábado (22), às 19h, a série de concertos eruditos da 41ª Oficina de Música de Curitiba, edição de inverno, na Capela Santa Maria, espaço cultural mantido pela Prefeitura. A Oficina de Música ocorrerá de 21 a 30 de junho com uma extensa lista de shows e concertos, a maioria gratuito ou com valores a partir de R$ 17,50.

Além da Capela Santa Maria, outros espaços de Curitiba, como o Teatro Guaíra, Guairinha e Teatro do Paiol, receberão eventos.

Clique aqui e confira a programação completa.

Além do concerto, o Ubuntu também fará um bate-papo com o público no domingo (23), às 10h, na Capela Santa Maria, discutindo os desafios e as conquistas para a diversidade na música de concerto.

O Ensemble Ubuntu promove a representatividade negra na música clássica, desafiando estereótipos e destacando a diversidade no cenário musical brasileiro. Ubuntu é uma filosofia africana que prega “eu sou porque nós somos”.

Ainda no sábado (22), às 18h, haverá o lançamento do livro Música Clássica – Formando Novas Plateias, da professora e especialista em história da música Liana Justus. A obra explora a história da música desde o cristianismo até os dias atuais.

Para encerrar o fim de semana, no domingo (23), a Orquestra Paranaense de Tango apresenta A Origem do Tango e Suas Vertentes em dois horários, às 16h e às 19h. Após uma série de apresentações pelo interior do Paraná, a Orquestra estreia em Curitiba com um espetáculo que apresenta a história do tango através da música e dança. A entrada é gratuita, com retirada dos ingressos uma hora antes dos espetáculos.

 

* Com informações da SMCS