Entre acordes e melodias, a 41ª Oficina de Música de Curitiba se destaca também pela programação da Oficina Verde, que busca explorar a sustentabilidade e a relação entre a cidade e a natureza. A partir de quinta-feira (25) até 4 de fevereiro, crianças e adultos têm a oportunidade de participar de cursos que vão desde aulas de equilíbrio em bicicleta até workshops práticos sobre Plantas Comestíveis Não Convencionais, além de uma Feira de Trocas de roupas e objetos usados.

A Oficina Verde é gratuita e, neste ano, será realizada no Passeio Público; no Bosque Zaninelli, onde fica a Escola de Sustentabilidade; na Fazenda Urbana; e no tradicional encontro ciclístico musical Bicicletando, que acontecerá no domingo (28), partindo da Praça de Bolso do Ciclista e percorrendo diversos parques da cidade.

As atividades ao longo do evento estão divididas entre workshops, passeios temáticos e o grande encontro para os curitibinhas no domingo (4/2). Os workshops incluem temas como Minijardim Comestível e Aromático, Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e Minijardins: Cultive Encanto em Pequenos Espaços.

Quanto aos passeios, é destaque a Visita Guiada à Fazenda Urbana de Curitiba, um centro de conexão entre o urbano e o rural, que atua como um verdadeiro laboratório de inovação, transmitindo conhecimentos agrícolas, gastronômicos e de sustentabilidade. Além disso, há a Trilha Educativa no Bosque Zaninelli, acompanhada por uma palestra sobre Educação para a Sustentabilidade, a exibição de um vídeo com temática ambiental, orientações sobre a correta separação e destinação de resíduos e instruções sobre a compostagem de resíduos orgânicos.

Atividades para crianças

As crianças terão uma atividade especial, onde os participantes poderão customizar adereços para entrar no clima do carnaval. O ponto de partida para a Caça ao Tesouro das Mudanças Climáticas. Durante o percurso de bicicleta, crianças de até 12 anos participarão de atividades e desafios relacionados às questões ambientais.

O destino final, o Bosque do Papa, revelará o tesouro escondido, seguido por um vibrante Bloco de Carnaval com Melina Mulazani. A cantoria carnavalesca ecoará pelo Bosque do Papa, propagando mensagens de consciência ambiental e sustentabilidade.

A programação completa da Oficina Verde e as inscrições estão disponíveis no Guia Curitiba.

Com informações da prefeitura e Curitiba