A Sanepar vai reforçar o abastecimento de água no litoral durante a temporada de verão. A Companhia está em fase de conclusão das interligações de tubulações, além de cinco reservatórios extras.

Em Morretes, é feita a interligação de uma nova adutora ao sistema de abastecimento, que tem 6,2 quilômetros de extensão, substituindo assim a antiga adutora, e poderá levar água tratada da Estação Iporanga à região central da cidade. A Sanepar implantou um desarenador na estação de tratamento para manter a produção de água e evitar interrupções de abastecimento nos dias de turbidez elevada do rio.


A Sanepar está em fase de conclusão de obras que reforçam o abastecimento de água na Região do Mirim, em Guaratuba. A localidade tem períodos de maior consumo na temporada e poderia ficar desabastecida por causa da baixa pressão. Para isso não acontecer, foi instalada uma bomba que aumenta a pressão da água.

Mesmo com todas essas medidas o professor de Gestão Ambiental da Universidade Positivo, Alysson Diógene, alertou que não há uma garanta efetiva.

Alysson também ressaltou que os cuidados para não sofrer com o desabastecimento no litoral deve permanecer, inclusive, em outras datas.

A Companhia de Saneamento do Paraná reforçou a capacidade e fez melhorias em reservatórios do Litoral. A atual capacidade em Matinhos, Morretes, Pontal, Guaratuba e Guaraqueçaba está em torno de 39 bilhões de litros de água. Além das obras feitas em todo o litoral a Sanepar contratou 15 caminhões-pipa que ficarão disponíveis para reforço emergencial. 29 geradores de energia serão instalados para manter a operação do abastecimento mesmo que aconteça queda no fornecimento de energia nas cidades litorâneas.