O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) repassou à CBN Curitiba um cronograma atualizado da obra prevê a liberação de uma das faixas, da pista esquerda, na BR 277 até o dia 16 de fevereiro deste ano, antes do feriado de Carnaval. A partir deste dia a empresa esclareceu que deve utilizar um equipamento de menor porte, e vai dar continuidade nas obras com uma faixa liberada, até o dia 31 de março, quando todos os serviços estarão concluídos.

Por meio de nota o DNIT esclareceu que firmou parceria com o Governo do Estado do Paraná, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica, visando restabelecer o quanto antes a trafegabilidade da BR-277/PR. A autarquia disse que trabalha em conjunto com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) na execução dos serviços de recuperação de trechos entre o km 40 e o km 41,5.

A informação do DNIT é de que houve uma impossibilidade de conclusão dos serviços antes das festividades de fim de ano (por conta de motivos como as altas precipitações no período e ocorrências verificadas inloco posteriormente à limpeza do terreno e durante a execução dos primeiros grampos), optou-se inicialmente pela realização de pré-estabilização dos blocos com concreto projetado.

Com isso, foi possível viabilizar a liberação de uma das faixas de tráfego que estava até então interditada, possibilitando um maior fluxo de veículos no período entre o Natal e o Ano Novo. Neste período, a empresa contratada não atuou, uma vez que a instalação dos equipamentos necessários, principalmente o guindaste, impossibilitariam a liberação desta faixa.