As obras na BR 277, no km 41 da BR-277, em Morretes, no litoral do Paraná, foram retomadas nesta segunda-feira (09). Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) um guindaste chegou no local, para os trabalhos na obra emergencial de contenção do talude danificado. O primeiro serviço será a limpeza do material solto da encosta, acima do paredão rochoso próximo às pistas de rolamento.
De acordo com o diretor-geral do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes, o equipamento ainda será utilizado para teste, para verificação de materiais soltos e frágeis no talude, além de evitar que novos escorregamentos ocorram.
A previsão é que estes serviços emergenciais sejam concluídos até o dia 25 de fevereiro, permitindo a liberação total das faixas de tráfego da BR-277 nos locais sendo atendidos pelo DER/PR. Estes prazos podem ser modificados conforme as condições climáticas na serra, segundo o diretor-geral do DER/PR.
Vale lembrar que o DER/PR assumiu a responsabilidade pelas obras de recuperação da BR-277 no km 39 e km 41 em dezembro e está no presente no local há cerca de três semanas.
Em 16 de dezembro, o DER/PR firmou um termo de compromisso com DNIT para execução integral das obras no km 39 e km 41 da BR-277. O órgão federal, responsável pela rodovia, não possuía os recursos necessários e aceitou apoio oferecido pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior para executar as obras e resolver a situação. Para o início rápido dos trabalhos foi feita uma contratação emergencial.
Já o DNIT continua responsável pelas obras no km 42, que foi atingido por uma queda de rochas em outubro, cerca de um mês antes dos deslizamentos nos quilômetros 39 e 41.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) repassou à CBN Curitiba na última semana um cronograma atualizado da obra que prevê a liberação de uma das faixas, da pista esquerda, na BR 277 até o dia 16 de fevereiro deste ano, antes do feriado de Carnaval.
A partir deste dia a empresa esclareceu que deve utilizar um equipamento de menor porte, e vai dar continuidade nas obras com uma faixa liberada, até o dia 31 de março, quando todos os serviços estarão concluídos.