A CBN Curitiba recebeu nas últimas semanas mensagens de ouvintes, que não querem se identificar, falando de transtornos causados pelas obras de iluminação do Contorno Sul. As intervenções devem ser finalizadas em seis meses, segundo a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). As obras de instalação de sistema de iluminação e dispositivos de segurança no Contorno Sul de Curitiba começaram no fim de outubro.

De acordo com o presidente da Comec, Gilson Santos, os transtornos serão inevitáveis, já que o trânsito deve sofrer impacto, assim como algumas linhas do transporte coletivo metropolitano.

Gilson Santos pede paciência da população e explica que parte da obra está sendo feita fora do horário de pico.

A obra de instalação da iluminação teve início no km 587, na interseção com a Rodovia do Café, no sentido Tatuquara, seguindo até a interseção com a Rua Vicente Micheloto, em um total de 10 quilômetros de extensão. A partir de 16 de janeiro, as obras devem começar no sentido São Braz, até finalizar novamente na interseção com a Rodovia do Café. A meta da empresa é executar cerca de 1 quilômetro por semana.

O contrato para o início dos trabalhos foi assinado em maio deste ano com o Consórcio Engeluz-Marandel, vencedor da licitação, para a elaboração do projeto e execução da obra, nova modalidade adotada pelo Estado para que a empresa atue nas duas frentes. O investimento é de cerca de R$ 21 milhões.

Segundo a Comec, a autorização do DNIT para a execução da obra contempla mais quatro quilômetros de iluminação até a interseção do Contorno Sul com a BR-116, na região do Ceasa, trecho que deverá ser contratado após a conclusão desta primeira etapa.