Desde as 9h desta segunda-feira (30) a prefeitura de Curitiba interditou parte da Avenida República Argentina, no bairro Novo Mundo devido a obras na pista. A interrupção total do trânsito de automóveis sentido Centro foi feita no trecho entre as avenidas Brasília e Presidente Wenceslau Braz. O bloqueio deve continuar até às 17h e voltará a ser feito das 9h às 17h desta terça-feira (31). Quem usa o transporte coletivo não terá alteração no trajeto.

Com a mudança neste trecho, quem vai pela Avenida República Argentina no sentido Centro deve contornar o bloqueio e virar à direita na Av. Brasília e seguir até a Rua Eduardo Carlos Pereira, em seguida virar à esquerda na Av. Wenceslau Braz, de onde poderá acessar novamente a Av. República Argentina no sentido Centro de Curitiba.

O local, que fica próximo à pracinha do Novo Mundo, passa por obras de extensão do itinerário do Ligeirão Norte-Sul (BRT Sul), entre os terminais Santa Cândida e Pinheirinho. O projeto executado na Estação Itajubá inclui o alargamento de 7 metros da pista em um trecho de 180 metros para ultrapassagem dos ônibus articulados, como explica Mario Padovani, engenheiro fiscal da obra.

 

As obras devem ser concluídas em março nesta estação, mas o itinerário completo só deve ser entregue no segundo semestre de 2023.

O principal ganho para a população com a obra do BRT Sul é a diminuição do tempo de trajeto de quem precisa seguir do terminal do Pinheirinho ao Santa Cândida, que hoje demora 66 minutos em média e deverá ter esse tempo reduzido para 50 minutos com a conclusão das reformas.

Outras obras

A cidade segue como um canteiro de obra com execuções sendo feitas em diversas Avenidas importantes. Na Rua Mariano Torres, as obras acontecem no trecho entre o Viaduto Colorado e Avenida Presidente Afonso Camargo até o cruzamento com a Rua Carlos Cavalcanti, quase em frente ao Passeio Público, das 9h às 17 horas. A previsão é de que os serviços sejam concluídos nas primeiras semanas de fevereiro.

A Linha Verde, no Tarumã, desde a semana passada está em obras para alargamento do viaduto. Desvios foram implantados e sinalizados na região. As obras devem ser finalizadas em um ano e meio. Não há previsão para conclusão somente desta etapa.