A audiência foi realizada no formato on-line e abordou alguns aspectos das obras que serão feitas na PR-412. Uma parte de todo o serviço que será executado começa em Matinhos, na ponte do canal do Rio Matinhos, e termina na ponte do Rio Balneário, em Pontal do Paraná, que compreende cerca de 14 km. O orçamento estimado é de cerca de R$ 300 milhões, com prazo de execução de três anos.

A primeira audiência abordou duplicação, restauração e implantação de vias marginais na PR-412, no trecho que vai de Matinhos até a interseção com a PR-407, na Praia de Leste, em Pontal do Paraná.

Para a pista, está previsto pavimento rígido de concreto, com placas de 21 centímetros de espessura, para implantação de duas faixas em cada sentido da rodovia e acostamento. Entre as obras especiais analisadas, estão a duplicação da ponte sobre o canal de Matinhos e a duplicação da ponte sobre o Rio Balneário.

Também existe o projeto de implantação de um viaduto na interseção com a Avenida Curitiba, marginais com sentido único, estacionamento, ciclovias e passeios para pedestres, em ambos os sentidos da estrada. Como forma de garantir a segurança dos pedestres e dos ciclistas para travessia da PR-412, estão previstos semáforos e travessias elevadas e não elevadas.

Para o trecho da PR-412 que fica entre Guaratuba e a cidade catarinense de Garuva, a obra de duplicação tem aproximadamente 12 km de extensão. Os trabalhos serão executados desde a divisa entre Paraná e Santa Catarina e seguem até a rotatória de acesso ao balneário Coroados, em Guaratuba.


SAIBA MAIS:


O projeto contempla quatro faixas, sendo duas em cada sentido da rodovia, acostamento e um canteiro central. A partir do entroncamento com a PR-808, que dá acesso ao município catarinense de Itapoá, a PR-412 também vai ganhar uma ciclovia. As novas pistas, de pavimento flexível asfáltico, serão implantadas do lado direito da via. Já as pistas existentes serão completamente restauradas.

Um pouco antes da ponte sobre o Rio da Praia, que será duplicada, o canteiro central será substituído por barreiras de concreto New Jersey, já que a faixa de domínio nesse trecho é menor. No perímetro urbano de Guaratuba, a rotatória será readequada com implantação de novos ramos e de uma interseção entre a rodovia e vias municipais, principalmente a Avenida Visconde do Rio Branco.

As pessoas que acompanharam a audiência pela internet reclamaram de alguns pontos da obra, como as travessias elevadas. Segundo alguns comentários, a proposta da maneira como foi apresentada, obriga os pedestres a se deslocarem por longos trechos para atravessar a rodovia. Ainda segundo os comentários, isso pode dificultar a mobilidade urbana que deveria priorizar pedestres e bicicletas, especialmente ao cruzarem a estrada em trechos urbanos.

O mestre em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial e professor do curso de Engenharia Civil na Universidade Positivo (UP), Hugo Alexander Pereira, falou que essa obra é muito importante para o estado, no sentido de melhorar o fluxo de veículos. Porém, fez observações em relação ao número de travessias destinadas aos pedestres e também sobre o projeto de arborização.

O especialista enfatizou que as audiências devem ser feitas presencialmente e não apenas pela internet.

Em nota, o DER informou que a maioria dos questionamentos realizados durante a audiência foram respondidos, ao vivo, pelos integrantes da mesa, mas que pessoas interessadas que não puderam acompanhar a audiência pública, podem assistir à gravação do evento e fazer questionamento ou contribuições pelo e-mail [email protected], ou pelo aplicativo WhatsApp no número (41) 9-9283-1480.

Todas as participações serão respondidas e publicadas no portal do DER.

Sobre os questionamentos específicos de travessias, o DER disse que caso seja demonstrada necessidade, o projeto ainda pode ser revisado para incluir mais travessias.