Quem passa pelo km 42 da BR-277, trecho Paranaguá – Curitiba, já há um mês espera uma solução do problema. Longas filas são registradas no trecho, congestionamento. Mas, os motoristas vão precisar continuar a ter paciência.

Nesta semana o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou uma licitação emergencial para a obra de readequação. Mas, a previsão de finalização da obra está para janeiro do ano que vem. A assinatura do contrato está prevista para esta segunda-feira (21), com emissão de ordem de serviço na sequência.

Segundo o DNIT, a solução empregada será a execução de tela metálica com grampos (barras metálicas instaladas por meio de perfuração e injeção de cimento).

Por meio de nota, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER), esclareceu que foi informado pelo DNIT que o órgão federal apenas aguarda documentação da empresa classificada para assinar o contrato da obra de readequação do trecho da BR-277 atingido por queda de rocha no Litoral. O orçamento estimado da obra é de R$ 1.651.722,78, sendo paga com recursos federais e gerenciada pelo próprio DNIT.

A informação é de que o DNIT também atualizou o cronograma de execução da obra, prevendo a liberação de mais uma faixa da BR-277 em até 30 dias, antes do feriado de Natal, e conclusão dos serviços da obra no final de janeiro.