As obras de engorda das praias no litoral paranaense, estão adiantadas. A atualização é do governo do estado, que desacelerou o ritmo durante a temporada, para não atrapalhar a vida dos veranistas.

Quem descer para o litoral, vai encontrar obras em diversos pontos das praias, ainda que em ritmo mais lento. Com a chegada do verão, os trabalhos foram reduzidos para não atrapalhar a vida dos turistas. Everton Souza, diretor presidente do Instituto Água e Terra, conta que a previsão é concluir os trabalhos antes até do prazo inicial.

 

A instalação dos tetrápodes no espigão do Pico de Matinhos, que são blocos de concreto, está com 46% de conclusão. Esse tipo de estrutura vai garantir o aumento da vida útil da areia depositada.

 

Everton Souza, reforça que as obras de engorda da orla terão benefícios em toda infraestrutura dos municípios litorâneos.

 

O projeto de recuperação da orla de Matinhos já totaliza mais de R$ 314 milhões, investidos pelo governo do Paraná e estão dentro do cronograma, com 64% executados. Em Guaratuba, há expectativa sobre a engorda da orla para os próximos meses. A ideia é promover a integração, segundo ele.

Off 5 – A urbanização da praia de Caiobá já atingiu 45% de conclusão; a urbanização dos balneários de Matinhos, sentido Pico de Matinhos ao Balneário Flórida está com 9% de conclusão; e o plantio de restinga nativa na praia de Caiobá, 46%.