O projeto de revitalização e engorda da orla de Matinhos atingiu cerca de 70% de conclusão, segundo o Governo do Estado. As próximas etapas são a realização de obras de macro e microdrenagem, para evitar os constantes alagamentos nas regiões entre o Morro do Boi em Caiobá e o balneário Flórida. Além do projeto de urbanização da área. O diretor de Saneamento Ambiental do IAT, José Luiz Scroccaro, afirma que os trabalhos envolvem uma operação na avenida Paraná, um dos principais acessos entre a PR-412 e a avenida Beira Mar, mas que serão iniciados somente após o carnaval, quando o fluxo de turistas diminui.
As chuvas de verão provocam alagamentos constantes na região central de Matinhos e também em alguns bairros da cidade litorânea. A expectativa é de que estes acumulados de chuva possam ser escoados pelo reforço no sistema de drenagem.
Segundo o cronograma da obra de revitalização da Orla de Matinhos, que é executada pelo consórcio Sambaqui, vencedor da licitação, a conclusão de todas as etapas deve ocorrer somente no segundo semestre de 2024.