Obras de alargamento na esquina das ruas Mateus Leme e Professor Nilo Brandão, no bairro São Lourenço, em Curitiba, vão afetar o trânsito na região próxima ao Memorial Paranista durante as próximas semanas. Equipes trabalham na correção geométrica da pista com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito no local. Segundo a Prefeitura de Curitiba, os trabalhos terão duração de 20 dias.

Além do alargamento, a coordenadora do Sistema Viário do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Guacira Civolani, explica que o motorista que trafega na faixa da esquerda da rua Mateus Leme, no sentido Almirante Tamandaré, não será mais obrigado a acessar a Rua João Gava.

Também de acordo com a Prefeitura, a circulação de veículos é intensa neste ponto devido ao fluxo de visitantes do Memorial Paranista e dos frequentadores do Parque São Lourenço e da Pedreira Paulo Leminski. O funcionário de uma cafeteria na região, André Lucas Campos, conta que o trânsito é bem carregado nas proximidades, fator que causa descontentamento.

Situação parecida observada por Dilceia Alves, proprietária de um ateliê. Ela conta que os acidentes não são comuns no local, mas que o tempo de espera no trânsito é grande.

De acordo com a Superintendência de Manutenção Urbana, para a execução dos serviços está sendo realizada a escavação e reforço da base da pista. Em seguida será realizada a fresagem e recape do trecho para garantir a concordância entre o pavimento existente e o que está sendo executado. Além do pavimento, a ciclovia existente também será recuperada.