Há um ano e dois meses foi iniciada a obra de revitalização da Orla de Matinhos, que no momento conta com mais de 76% do projeto concluído, de acordo com o levantamento mensal divulgado pelo Instituto Água e Terra (IAT) na sexta-feira (26). Faltando menos de 24% para finalizar os trabalhos, o diretor-presidente do IAT, Everton Souza, disse que espera entregar o projeto 100% concluído dentro de 13 meses.
Esse prazo dado pelo Instituto Água e Terra, reduz em cerca de quatro meses o prazo final estimado inicialmente, já que o projeto de recuperação da Orla de Matinhos é realizado desde 14 de março de 2022, com prazo inicial para o término dos trabalhos de dois anos e oito meses, com previsão de ser entregue em novembro de 2024, mas de acordo com o IAT isso pode acontecer antes. A execução do projeto é feita pelo Consórcio Sambaqui, que reúne um grupo de empresas que realiza as obras.
Everton Souza pontuou o que ainda falta ser concluído no projeto.
Até o momento, foram colocados mais de 2100 blocos de concreto para o uso de contenção das ondas ao longo da orla, chamado de tetrápode marinho. Segundo o relatório, esse trabalho abrange 100% da Praia Brava e dos Balneários Flórida, Riviera e Matinhos Norte. As estruturas de concreto têm cerca de 3 metros de altura e pesam aproximadamente de 10 a 12 toneladas cada uma. Essas peças são fundamentais para evitar possíveis danos às estruturas marítimas.
A divulgação da nova parcial dos trabalhos ainda demonstrou que boa parte das grandes estruturas, que fazem parte do projeto, estão quase finalizadas, como os guias-correntes da Avenida Paraná, que já alcançaram 85% de conclusão e os de Matinhos com 63%. Nos Balneários Riviera e Flórida a construção de um tipo de quebra-mar, uma estrutura em forma de relevo costeira, atingiu 86% de conclusão da obra e o espigão da Praia Brava chegou a 90%. Já a urbanização de Caiobá está em 45% e dos balneários em 40%.
O investimento do Governo do Estado, nessa primeira etapa da revitalização, é de quase R$ 315 milhões, com previsão de término para o segundo semestre de 2024, para receber turistas e veranistas na temporada de verão 2024/2025.
A segunda fase, que ainda não tem data definida, será para realizar obras de revitalização em mais de 1,5 quilômetro entre os balneários Flórida e Saint Etienne.