Mesmo com pedido de suspensão das obras de revitalização da orla de Matinhos, a dragagem foi oficialmente iniciada neste sábado (25), no litoral do Paraná. 

O governador Ratinho Júnior autorizou oficialmente o início da dragagem de areia para a revitalização da Orla de Matinhos, mesmo com a reiteração de suspensão das obras e do contrato. Na sexta-feira (24) o pedido de tutela antecipada assinado pela promotora Dalva Marin Medeiros, do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema), remeteu novamente o assunto à ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Paraná e Ministério Público Federal em agosto do ano passado. Durante a cerimônia desta primeira etapa, em Caiobá, o governador Ratinho Júnior não falou sobre essa questão jurídica. Segundo ele, as obras no litoral seguem sendo executadas e até novembro a dragagem vai ser concluída, permitindo o avanço de outros projetos.

Além da engorda da faixa de areia, as obras em Matinhos incluem estruturas marítimas semirrígidas, canais de drenagem, revitalização urbanística da praia e do calçadão e melhorias no asfalto e ruas de acesso. De acordo com a resposta do governo aos questionamentos ao MP-PR e ao MPF, os benefícios serão muito maiores do que os prejuízos ambientais apontados.

O projeto de recuperação da Orla de Matinhos está sob responsabilidade do Instituto Água e Terra, motivo de questionamento feito na justiça, já que o IAT estaria empreendendo, licenciando e fiscalizando, o que prejudicaria a isenção no processo.

Leia a íntegra da Ação Civil Pública