A obra de revitalização da Orla de Matinhos alcançou 86% de conclusão, de acordo com balanço feito pelo Instituto Água e Terra (IAT) em parceria com o Consórcio Sambaqui, divulgado nesta sexta-feira (1º). A recuperação do balneário começou em 14 de março de 2022 e está dentro do cronograma previamente estabelecido, com previsão de término para o segundo semestre de 2024.

De acordo com o último levantamento, algumas das estruturas que compõe o projeto de revitalização já estão completamente concluídas, como o espigão da Praia Brava, a guia de correntes da Avenida Paraná e os headlands dos balneários Riviera e Flórida. Além disso, já foram instaladas as peças utilizadas para minimizar os possíveis danos às estruturas marítimas.

A obra agora se concentra em outros pontos da orla e em algumas ruas do município que estão recebendo a nova formatação de drenagem, que vai funcionar como controle e diminuição das cheias e enchentes que sempre prejudicaram a cidade. A macrodrenagem está 90% concluída e a microdrenagem, iniciada em maio, está 16% pronta.

* Com informações da AEN