Desde que foi emitida a Licença Ambiental de Instalação, pelo Instituto Água e Terra (IAT), para a construção da Ponte de Guaratuba anunciada no fim de abril, o ritmo segue acelerado no canteiro de obras. Há uma movimentação intensa de trabalhadores e embarcações na Baía de Guaratuba. O número de funcionários passou de 100 para 205. A estimativa do Consórcio Nova Ponte, responsável pela construção, é que no auge dos trabalhos, até 600 profissionais atuem em diversas funções simultaneamente.

Márcio Ramos de Araújo, engenheiro civil que faz parte da equipe do Consórcio Nova Ponte, disse que a construção está na fase da fundação, com a colocação das estruturas pré-moldadas no primeiro trecho da obra.

Serão fixadas, ao longo do percurso, 64 estacas para sustentar as vigas que pesam em torno de 85 toneladas. A maior parte das estacas ficará dentro da água. O engenheiro falou sobre as perfurações para a instalação das estacas.

A ponte conta com um investimento de mais de R$ 385 milhões. A estrutura contará com 1,2 km de extensão e terá quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreira rígida em concreto, calçadas, ciclovias e guarda-corpo.

A ponte terá um vão principal de 160 metros, com um canal de navegação de 17 metros de altura e 90 metros de largura. O projeto contará com 951 metros de acesso no lado de Guaratuba e 875 metros no lado de Matinhos.

A construção da parte estaiada da ponte, na qual grande parte do peso da estrutura é sustentado por cabos de aço de alta resistência, apoiados por torres, é uma das fases mais complexas e que utilizam mais materiais.

A obra se aproxima dos 7% de execução do cronograma, com prazo de dois anos para a conclusão do serviço.