O Paraná registrou 111 óbitos por Covid-19 nos dez primeiros dias de dezembro, segundo números divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (SESA). O índice é 825% maior que o registrado no mesmo período em novembro, quando 12 pessoas morreram por conta da doença no estado.

Em 1º de dezembro, o Paraná tinha 45.268 óbitos de pessoas diagnosticadas com a doença. No balanço mais recente, divulgado neste domingo (11), o número era de 45.324 mortes pela Covid-19. O índice de contaminados pelo coronavírus também aumentou no comparativo dos dez primeiros dias de dezembro e novembro.

Segundo a SESA, o Paraná teve 24.610 casos de Covid-19 nos dez primeiros dias de dezembro. O índice é 982% maior que o indicado no mesmo período em novembro, quando 2.274 diagnósticos da doença foram contabilizados.

Em 1º de dezembro, o estado tinha 2.769.242 pessoas diagnosticadas com a doença. No balanço mais recente divulgado neste domingo (11), o número era de 2.793.852 contaminados. Em apenas um dia, 856 pessoas testaram positivo para a Covid-19, segundo a secretaria.

Diante da alta de casos da doença no estado, o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri, afirmou que a vacinação é a principal ferramenta para se vencer a pandemia. A declaração foi dada durante o 2º Seminário Estadual de Imunização, promovido pela SESA nesta semana.

“Hoje não vemos os quadros pulmonares extensos como havia antes da vacina. Justamente por isso ela tem um papel importantíssimo neste momento. As pandemias acabam quando o vírus é confrontado com uma população imunizada e protegidas”, disse.

Por: Bruno de Oliveira