A campanha pretende orientar a população e os juristas contra o golpe do falso advogado. De acordo com a Ordem dos Advogados do Paraná (OAB-PR), após várias denúncias de abordagens a cidadãos que têm processos na Justiça, com a justificativa de que é necessário fazer pagamento para que o valor supostamente ganho na ação seja liberado, a instituição lançou essa campanha.

A presidente da OAB Paraná, Marilena Indira Winter, explicou como o golpe funciona.

 

Marilena Winter alertou que não é comum esse tipo de contato e as pessoas não devem fazer pagamentos sem antes consultar o advogado.

Os advogados são orientados a adotar algumas medidas de precaução para que seus nomes não sejam usados indevidamente por golpistas e também para que os clientes não sejam vítimas de golpe.

A OAB orienta que o primeiro passo é atualizar o cadastro na instituição para que os clientes possam entrar em contato com os advogados e assim confirmar as informações. Isso facilita a comunicação com os juristas, segundo a OAB.

Outra medida é avisar os clientes sobre a possibilidade desse tipo de abordagem e explicar que nenhum pagamento deve ser realizado por boleto ou transferência por Pix, sem a confirmação prévia com o escritório de advocacia.

Também é imprescindível denunciar caso o profissional seja vítima desse tipo de golpe ou de outros semelhantes, que utilizam indevidamente o nome dos profissionais, que fazem abordagem a seus clientes.

A OAB Paraná disponibiliza um canal para denúncias no site da entidade. Além disso, informou que vai adotar iniciativas de comunicação para conscientizar os a advogados da importância de atitudes preventivas contra esse tipo de golpe.