Varejo paranaense fechou 2022 com alta de 3,97%, segundo a Fecomércio. O resultado do varejo em 2021 foi o melhor desde 2013, fechado em 7,87%. Em 2020, o comércio paranaense finalizou em queda de 4,57%.

Ao mesmo tempo em que alguns setores apresentaram alta, outros tiveram redução no faturamento, entre eles, materiais de construção (-8,98%), móveis, decorações e utilidades domésticas (-6,44%), lojas de departamentos (-3,77%) e farmácias (-1,5%). O Economista Claudio Shimoyama, conselheiro do Corecon Paraná explica esse aumento:

O comércio de Curitiba e Região Metropolitana teve o melhor desempenho do ano, com elevação de 7,49% nas vendas, principalmente nos setores de livrarias e papelarias (35,26%), combustíveis (27,83%) e calçados (20,07%).

A única região com redução nas vendas em 2022 foi Londrina, com baixa de 2,22%. Sobre as baixas no Paraná, Claudio ainda comenta:

Segundo dados da Fecomercio, Curitiba e Região metropolitana teve baixa em 2022 somente nos setores de móveis e utilidades domésticas (-8,33%) e materiais de construção (-13, 44%).

Para os lojistas e varejistas, é fundamental fazer um estudo sobre o seu público-alvo e perfil dos clientes, além de elaborar e planejar as estratégias de marketing, de vendas e logística de entregas. Esse processo é fundamental para aqueles que desejam crescer o negócio, vender mais, ter alto lucro e ficar à frente da concorrência. E a respeito do crescimento do comércio, Rodrigo Schimidt, coordenador de desenvolvimento da Fecomércio, explica:

É importante também saber quais datas têm maior faturamento. O Natal de 2022 foi o período com volume de vendas 3,2% superior. Se comparando à novembro, as vendas de fim de ano foram 9,4% maiores.

Por: Jonathan Ávila