Os protocolos corretos ao avistar um incêndio podem ajudar no combate às chamas e também evitar ferimentos. O alerta é do Corpo de Bombeiros após caso em que tradicional sorveteria de Curitiba foi incendiada de forma criminosa na madrugada de sexta-feira (1º).

Ao testemunhar um incêndio, a tenente do Corpo de Bombeiros, Luisiana Guimarães, orienta que é importante que as pessoas não tentem combater as chamas por conta própria e explica que é possível utilizar água apenas em focos pequenos.

Outra dica é utilizar mangueira para evitar que o fogo se espalhe até a chegada dos profissionais. Mas em situações mais graves, uma das preocupações é com relação às substâncias tóxicas que se propagam pelo ar durante os incêndios. Apesar de ser imperceptível, é importante se afastar do local para evitar a inalação de fumaça.

No incêndio que ocorreu na sorveteria A Formiga, na Avenida Iguaçu, o acionamento do Corpo de Bombeiros foi realizado por uma pessoa que testemunhou o incêndio durante a madrugada. As equipes conseguiram conter as chamas e ninguém ficou ferido.

Agora a Polícia Civil investiga as motivações para o crime. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que homens ateiam fogo e rapidamente fogem do local. Tal ação indica que o ato foi proposital, segundo a Perícia Criminal.

Mas o proprietário da sorveteria, Max Frichmann, disse que não tinha nenhum desafeto com ninguém e não vê motivos para o crime.

Ainda não foi possível contabilizar o prejuízo dos estragos, porém Max afirma que parte da estrutura do local também foi danificada.

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que está analisando câmeras de segurança e ainda deve ouvir testemunhas. Também segundo a corporação, um galão que foi utilizado para transportar substância inflamável deve passar por perícia.

Confira o registro de câmera de segurança do momento em que a sorveteria é incendiada: