A falsa moral, a corrupção e o fanatismo ganham forma e voz no palco a partir desta semana com “O Preso”, nova montagem escrita e dirigida por Jul Leardini, que estreia no Teatro Novelas Curitibanas, em Curitiba, com entrada gratuita. O espetáculo fica em cartaz até 14 de dezembro, sempre de quinta a domingo, às 20h, e conta com intérprete de Libras aos domingos.
SAIBA MAIS
A peça é realizada com apoio do Programa de Apoio e Fomento à Cultura da Prefeitura de Curitiba e da Fundação Cultural de Curitiba. No elenco, estão Ulisses Iarochinski, que retorna ao teatro após 15 anos, e Diego Avelleda. A atriz Carla Rocha completa o trio em cena interpretando o “monstro da cobiça”, elemento simbólico central da trama.
O retorno ao palco após 15 anos
Durante entrevista à CBN Curitiba nesta quinta-feira (13), Ulisses Iarochinski relembrou que a última vez que esteve no palco foi na Polônia, em Cracóvia, interpretando em polonês, idioma de seu avô. Desde então, dedicou-se ao cinema, à televisão e ao jornalismo.
A gênese da peça: poder, religião e corrupção
O diretor Jul Leardini contou que a primeira versão do texto surgiu antes da pandemia, inspirada na prisão de um ex-governador brasileiro envolvido em casos de corrupção. A montagem, inicialmente pensada como monólogo, evoluiu para uma peça com dois atores: o preso e o carcereiro.
A narrativa passa por temas como o vínculo entre política e pseudo-religiões, o uso de fake news e a normalização da violência e da cobiça em estruturas de poder.








