A prefeitura de Curitiba, responsável por administrar a rodoviária da cidade, informou que 65 viagens de ônibus foram canceladas até o momento por conta dos desmoronamentos de terra em rodovias da Região Metropolitana de Curitiba e do litoral do Paraná.

Segundo a prefeitura, 29 viagens para Santa Catarina foram canceladas; seis para o Rio Grande do Sul e 30 para o Paraná. Nesta terça-feira (30), 28 viagens foram canceladas, sendo oito viagens para Santa Catarina, duas para o Rio Grande do Sul e 18 para o Paraná.

A situação mais crítica é na BR-376, onde um desmoronamento de terra no km 669, próximo de Guaratuba, soterrou seis carretas e 10 carros. O trânsito foi totalmente interditado e não há previsão de quando a situação voltará ao normal, já que os trabalhos de buscas por vítimas seguem no local.

A Viação Graciosa, que dá acesso a municípios do litoral do estado, cancelou todos os horários e não há previsão para retomar as viagens. A BR-277, principal acesso ao litoral, segue interditada no sentido Paranaguá devido a desmoronamento de terra.

A PR-410, conhecida como Estrada da Graciosa, e que funcionava como acesso auxiliar ao litoral, também foi interditada por conta do risco de novos deslizamentos.

A orientação é que os passageiros que precisam viajar procurem os guichês das empresas para se orientarem. Para ajudar passageiros que não têm onde ficar, a prefeitura de Curitiba abriu um abrigo no Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira, na Rua Guilherme Ihlenfeldt, 233, no Bairro Bacacheri, para atendimento da população.

Por: Bruno de Oliveira