O número de incêndios florestais caiu 37% no Paraná em 2025, se comparado com o período entre janeiro e a terceira semana de agosto do ano passado. Apesar da queda, o Corpo de Bombeiros alertou à população sobre os períodos de estiagem, ou seja, quando há ausência de chuvas.
SAIBA MAIS
- VFogo: conheça a plataforma tecnológica de vigilância de incêndios do Simepar
- Paraná usa dados da NASA para monitorar e combater incêndios
Segundo dados obtidos com os Bombeiros, entre 1º de janeiro e 21 de agosto deste ano, foram registradas 5.818 ocorrências neste sentido. Em 2024, foram 9.344 incêndios florestais nesta mesma época.
Dos mais de 5,8 mil registros de 2025, 1.256 foram só no mês de agosto. A porta-voz do Corpo de Bombeiros do Paraná, capitã Luisiana Guimarães Cavalca, lembrou que a estiagem e o tempo seco fazem aumentar o número de incêndios florestais.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) tem uma ferramenta que registra focos de calor no estado, o VFogo. Neste ano, os maiores números foram no atual mês, agosto, com 3.236 mapeamentos; e também no mês passado, julho, com 3.542.
O pesquisador do Simepar, Gabriel Henrique de Almeida Pereira, revelou que, apesar de os números de incêndios estarem menores do que no ano passado, o mês de agosto é sempre de alerta.
Em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, o trabalho é realizado em parceria entre Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. A Defesa Civil é acionada para fazer o atendimento, a partir do chamado ao número dos Bombeiros, o 193.
O superintendente da Defesa Civil de São José dos Pinhais, Renan Machado, também ressaltou a importância da plataforma desenvolvida pelo Simepar para mapear os focos de calor.
Como prevenir focos de incêndios florestais
Os incêndios florestais podem ser prevenidos ao evitar fazer fogueiras e a queima de materiais combustíveis. A porta-voz do Corpo de Bombeiros do Paraná também alertou para restos de vegetação ou móveis descartados.
Ao verificar um incêndio em vegetação, a população deve verificar se o fogo é possível de ser apagado com água em mangueira ou balde. Caso o fogo já esteja desenvolvido, o número 193 deve ser acionado.
Por: Johan Gaissler








