O Disque Idoso do Paraná registrou uma queda de 69% no número de denúncias recebidas no primeiro quadrimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro a abril de 2024, o canal contabilizou 1.373 denúncias. Já neste ano, no mesmo intervalo, o total foi de 421 registros.

Negligência lidera tipos de violência

Em 2024, os casos mais frequentes de violência denunciados foram de natureza verbal e psicológica, seguidos por situações de negligência. Em 2025, no entanto, a negligência passou a ocupar o primeiro lugar, com 227 ocorrências, representando 53,9% do total de denúncias recebidas pelo canal. Na sequência, aparecem novamente as violências verbal e psicológica.

Em janeiro do ano passado foram registradas 451 denúncias, número superior ao total acumulado nos quatro primeiros meses deste ano. A redução é atribuída não apenas à possível queda nas ocorrências, mas também ao fortalecimento do Disque Idoso como espaço de escuta, orientação e garantia de direitos, segundo a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná, Leandre Dal Ponte.


SAIBA MAIS


Envelhecimento da população

Com o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento acelerado da população, o Paraná tem reestruturado suas políticas públicas voltadas às pessoas idosas. Larissa Marsolik, diretora de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa da SEMIPI, afirma que a queda no número de denúncias não indica necessariamente a redução das violações, mas sim o resultado de um trabalho preventivo.

Como denunciar

Criado em 1997, o Disque Idoso é um canal telefônico gratuito mantido pelo Governo do Paraná e atualmente gerenciado pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa. Além de acolher denúncias de violência, o serviço também presta informações e orientações sobre os direitos das pessoas idosas.

Serviço
Disque Idoso do Paraná
Telefone: 0800-141-0001
E-mail: disqueidoso@semipi.pr.gov.br

Com informações da AEN/PR