Nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba desativou 33 leitos de enfermaria exclusivos para pacientes com sintomas ou infecção confirmada da Covid-19. Atualmente, a cidade conta com 223 leitos de enfermaria SUS Covid-19.

Além disso, desde o início do mês, foram desativados 15 leitos de UTI SUS exclusivos para Covid-19, passando de 117 para 102.

A medida foi adotada, segundo a pasta, pela redução das taxas de ocupação que estão em 65% nas UTIs e 48% nas enfermarias.

O número de casos ativos da doença, ou seja, de pessoas infectadas e com possibilidade de transmissão, também foi um fator importante para a adoção da medida.

No dia 01 de fevereiro, eram 16.739 casos ativos da doença, o maior número registrado desde o início da pandemia. Nesta quarta-feira (23), eram 10.011 casos ativos, uma redução de quase 60%.

No entanto, para o médico infectologista Moacir Pires Ramos, os números ainda são significativos e é preciso ficar atento.

A preocupação do especialista também se dá pelo feriado de Carnaval, pois, foram nas festas de fim de ano que os casos tiveram elevação significativa.

Apesar da expectativa de aumento nos casos, Moacir Pires Ramos frisa que o volume de internamentos não deve aumentar tanto, mas os serviços ambulatoriais podem registrar novamente uma demanda alta de atendimentos.