O número de acidentes envolvendo o transporte coletivo de Curitiba caiu 35% de janeiro a agosto de 2025 na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram levantados pela Urbanização de Curitiba (Urbs) e divulgados pela Prefeitura de Curitiba.


SAIBA MAIS


Foram 637 registros nos primeiros oito meses de 2025, contra 973 na mesma base de comparação de 2024.

Canaletas

Do total de acidentes, 24% foram registrados nas canaletas, segundo o levantamento. Nos primeiros oito meses de 2025 foram 153 acidentes nas vias exclusivas, contra 200 no mesmo período do ano passado.

Os principais motivos de acidentes envolvendo pedestres e ciclistas e os ônibus na capital são a desatenção, causada principalmente pelo uso do celular ou fones de ouvido; atravessar a rua fora do local apropriado; e ações proibidas: caminhar, correr ou pedalar na canaleta e pegar “rabeira” nos veículos.

O especialista em trânsito, Hugo Alexander, explica que ainda há desrespeito em canaletas e travessias da cidade.


O especialista explica que as reduções são um primeiro passo para melhoria na segurança no trânsito. Segundo ele, é preciso que as quedas se mantenham nos próximos anos.

No caso das canaletas, Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que elas são exclusivas para os ônibus. Somente veículos que realizam atendimentos de emergência em saúde e segurança pública estão autorizados a circular por essas vias, como lembra o professor de Direito Penal, Processo Penal e Política Criminal do UniCuritiba, Caio Ponczek.

Campanhas

Segundo a prefeitura de Curitiba, as campanhas de conscientização no trânsito ajudaram na redução dos acidentes.

Uma das iniciativas foi a “Campanha Ponto Cego”, lançada em maio. Os ônibus do transporte coletivo foram adesivados com alertas, indicando as áreas ao redor do veículo (principalmente nas laterais e na traseira) onde o motorista tem baixa visibilidade. A quantidade de pontos cegos varia de seis a dez, dependendo do modelo do ônibus. No caso dos biarticulados, são dez.

O professor afirma que é preciso que as campanhas envolvam todos os envolvidos no trânsito.

Ele reforça também o treinamento dos motoristas.

Neste ano, ainda foi realizada uma blitz educativa vivencial, a primeira do tipo no Brasil. Os cidadãos foram convidados a sentar na cadeira de um motorista de um ônibus biarticulado, para observar na prática os pontos cegos do veículo.

Além disso, a prefeitura informou que a Urbs reforçou o treinamento de direção defensiva para os motoristas. Além das ações permanentes de reciclagem, eles recebem capacitação especial, que envolve todas as operadoras de ônibus da cidade e os seus 2,8 mil motoristas em atividade.