O governador Ratinho Júnior (PSD), reeleito para o cargo no Paraná, afirmou em entrevista coletiva após a cerimônia de posse na Assembleia Legislativa, neste domingo (1º), que os nomes restantes para o secretariado serão anunciados ainda nesta semana.
Ao todo, o número de pastas aumentou de 15 para 24. O chefe do Executivo disse que os secretários de Desenvolvimento Sustentável, Trabalho, Qualificação e Renda, Justiça e Cidadania, Mulher e Igualdade Racial, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Comunicação, Turismo, Fazenda, Ação Social e Família e Controladoria Geral do Estado serão divulgados até quinta-feira (5).
Até o momento, foram nomeados João Carlos Ortega, para a Casa Civil; Norberto Ortigara, para a Secretaria de Agricultura e Abastecimento; Guto Silva, para a Secretaria do Planejamento; Beto Preto, na Saúde; Elisandro Pires Frigo, na Administração e Previdência; Leticia Ferreira da Silva, na Procuradoria Geral do Estado; Hudson Leôncio Teixeira, na Segurança Pública; Luciana Casagrande Pereira, na Cultura; Helio Wirbiski, no Esporte; Marcelo Rangel, em Inovação Modernização e Transformação Digital; Sérgio Vieira Benício, na Casa Militar; Roni Miranda, na Educação; e Ricardo Barros, na Indústria, Comércio e Serviços.
O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), foi anunciado como secretário de Cidades. Em entrevista coletiva, ele disse que o estado estará empenhado em ajudar todas as cidades que precisam de investimentos.
Durante a coletiva, o governador Ratinho Júnior (PSD) falou sobre a outorga firmada com a Companhia Paranaense de Gás (Compagas), que irá direcionar R$ 647 milhões para o Paraná. Segundo o chefe do Executivo, o dinheiro irá possibilitar diversos investimentos no estado.
Boa parte dos investimentos previstos para o estado estará nos municípios, em obras de pavimentação e melhoria no transporte. O novo secretário de Cidades falou sobre o novo aporte que será direcionado aos municípios do Paraná.
Por: Bruno de Oliveira