Os novos sistemas de drenagem e a manutenção e ampliação do sistema já existente devem melhorar a infraestrutura de Curitiba para comportar chuvas volumosas. É o que afirmou o secretário municipal de obras públicas, Rodrigo de Araújo Rodrigues, em entrevista à CBN Curitiba sobre a ampliação do sistema no bairro Mercês.

A intervenção acontece entre as ruas Nestor Lopes da Silva e Alcides Munhoz, em um trecho de 200 metros. O engenheiro mecânico André Lima está acompanhando as obras em frente a sua casa. Ele contou que a vizinhança foi afetada por alagamentos durante as chuvas volumosas do ano passado.

Durante as chuvas fortes de outubro do ano passado, o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro, havia comentado que quando o sistema foi planejado, eventos extremos de chuva não eram frequentes e frisou que a cidade não estava preparada para tanta chuva.

Agora, a mudança no bairro Mercês deve ampliar a capacidade de vazão da antiga galeria de águas pluviais que estava subdimensionada em função do desenvolvimento da região, segundo a prefeitura de Curitiba.

Os antigos tubos de 1,20 metro de diâmetro estão sendo substituídos por maiores, de 1,80 metro. Também estão sendo implantadas novas galerias de ligação, como explicou o secretário Rodrigo de Araújo Rodrigues.

Os trabalhos começaram na segunda quinzena de fevereiro e tem previsão para ser concluído em 90 dias, dependendo das condições climáticas. Para a execução dos trabalhos foi necessária fazer uma escavação de 7,5 metros de profundidade. O local foi interditado à passagem de motoristas, mas adaptado para a entrada de moradores.