Em pouco tempo, os paranaenses vão conhecer a primeira concessionária que vai marcar uma nova fase do pedágio no Paraná. A experiência com a cobrança de tarifas no chamado Anel de Integração deixou um gosto amargo para boa parte da população, em especial para os setores produtivo e de transporte. Entre 1998 e 2021 foram inúmeras as discussões sobre o valor do pedágio e o ritmo das obras prometidas.
Para o governador Ratinho Junior, este é o fim de uma novela trágica.
Foram quase dois anos na expectativa para a definição do pedágio, entre a liberação das cancelas, em novembro de 2021, e o leilão para a escolha da empresa que passa a ser responsável pelo chamado lote 1, contemplando importantes rodovias que cortam Curitiba, Região Metropolitana, o centro-sul paranaense e a região dos Campos Gerais.
Entre as grandes expectativas deste lote estão as obras no Contorno Sul e no Contorno Norte.
O Contorno Norte de Curitiba, a PR-418, tem uma extensão de quase 22 quilômetros, desde o trevo de acesso a Campo Largo, até a rotatória de acesso para Colombo (PR-417). Ele será duplicado inteiramente, desde o entroncamento com Colombo até a pista dupla já existente próximo ao trevo para Campo Largo, em uma extensão de 20,5 quilômetros. A rodovia também receberá 780 metros de faixas adicionais.
Segundo o prefeito de Colombo, Helder Lazarotto, as obras do Contorno Norte são esperadas com ansiedade.
Já no caso do Contorno Sul, a concessão vai do trevo de acesso para Campo Largo até o entroncamento com a BR-476, para acesso ao município de Fazenda Rio Grande, em uma extensão de cerca de 14 quilômetros. Serão implantadas duas faixas adicionais em ambos os sentidos da via, deixando a rodovia com quatro faixas de rolamento em cada sentido. Também serão alargadas as vias marginais existentes e implantadas novas, próximo ao trevo do Tatuquara.
Conforme o edital, serão construídas quatro novas trincheiras no Contorno Sul de Curitiba, na altura da Rua João Bettega, da Rua Álvares de Azevedo, da Rua Theodoro Locker e da Rua Benedito Carollo.
Outras obras
O lote 1 também contempla o trecho da BR-277 entre Curitiba e Prudentópolis. O trecho vai do Parque Barigui até o local conhecido como Trevo do Relógio. Está prevista a duplicação de 156 quilômetros a partir de Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba. Serão executados também 151 quilômetros de faixas adicionais, com destaque para a ligação entre Campo Largo e o Contorno Leste de Curitiba.
O prefeito de Balsa Nova, Marcos Zanetti, destacou a importância da obra para a região.
Outra expectativa muito grande é para intervenções em Araucária. Três rodovias de ligação entre municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) integram o Lote 1, em um total de 123 quilômetros. São elas a PR-427 entre a Lapa e Porto Amazonas; a PR-423 entre Araucária e Campo Largo; e a BR-476 entre a Lapa e Araucária. Estão previstas obras de duplicação, faixas adicionais, viadutos, trincheiras, marginais, acostamentos, entre outras.
O leilão do Lote 1 está marcado para as 14h no dia 25 de agosto na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo.
Com informações de Joyce Carvalho