O 9º Boletim de Balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira (17), mostrou que dos 76 locais monitorados, no Paraná, 59 foram considerados apropriados, de acordo com o Instituto Água e Terra (IAT). Esta quantidade representa um ponto a mais em relação ao boletim da semana passada. E das 17 áreas classificadas como impróprias, dez são fixas por ficarem na foz dos rios.

O novo ponto que voltou a ter condições ideais para receber os banhistas é o Rio Marumbi, próximo à Ponte Estrada Anhaia, em Morretes.

Este é o último relatório desta temporada de verão. A análise das águas do Paraná começou em dezembro, na semana do Natal, e seguiu por todo o período com maior fluxo de veranistas nas regiões mais procuradas para lazer e descanso. Ao longo de quase dois meses, a bandeira azul sempre predominou nos diferentes balneários, seja de água salgada ou doce.

O documento alerta a população sobre os locais que podem causar problemas de saúde quando em contato com a água, pela transmissão de bactérias e vírus, incluindo dermatite, diarreia, problemas respiratórios, entre outros.