A semente de Menopausa – O Momento De Fazer As Escolhas Certas Para o Resto da Sua Vida (Editora Contexto), novo livro da jornalista Mariza Tavares, foi plantada em 2020, quando ela lançou Longevidade no cotidiano: a arte de envelhecer bem. “Para mim, ficou claro que, em todas as etapas da vida adulta, podemos dar novo rumo à existência. Entre a pré e a pós-menopausa, temos tempo para refletir e tomar decisões cruciais cujo impacto fará diferença na saúde física, emocional e psíquica nas décadas que temos pela frente”, diz a autora. Para a jornalista, a menopausa é uma fronteira e, diante do cenário que se descortina, o risco de perder o poder de sedução que acompanha a mulher desde a juventude é perturbador. E fica a pergunta: que novo papel nos aguarda? Ao longo de suas 128 páginas, Menopausa se divide em cinco partes: o corpo, as emoções, as relações, o sexo e o segundo ato. Ao entrevistar 13 mulheres, além de médicos, Mariza aborda as mudanças físicas, mentais e até os desafios profissionais, mostrando como é possível se preparar para ser protagonista desta segunda etapa da vida. O livro não se restringe à última menstruação e suas consequências, mas vai além, mostrando que é possível se preparar para viver um ciclo diferente, com mais informação e liberdade, fugindo dos antigos tabus que sempre acompanharam a mulher nesta fase da vida.

Sobre a autora:

Mariza Tavares é formada pela Universidade Federal Fluminense, com mestrado em comunicação na UFRJ e MBA em gestão de negócios no Ibmec. Desde 2016, mantém o blog Longevidade: modo de usar, no portal g1, e atualmente integra o conselho editorial da Agência Lupa. Foi diretora-executiva da Rádio CBN entre 2002 e 2016 e, antes disso, editora-executiva do jornal O Globo e repórter da revista Veja.
Mariza também é autora dos infantis “O sofá que engoliu as crianças”, “O medo que mora embaixo da cama”, ambos pela Globinho, “Os do meio” (7Letras) e o infantojuvenil “Pra ficar com ela” (Globo Livros), com José Godoy. Pela Editora Saber e Ler, publicou “Será que pode ou faz mal?”, em parceria com o médico Luis Fernando Correia, e “Os gatos detetives e o sumiço do canarinho”, de novo com José Godoy. Em 2020, lançou “Longevidade no cotidiano: a arte de envelhecer bem”, pela Contexto. É ainda autora de duas coletâneas de poemas e organizadora do manual de redação da CBN.

Confira a entrevista completa:

Redação com assessoria