Uma obra que vai ligar as cidades de Curitiba, Fazenda Rio Grande (BR-116), Araucária (Rodovia do Xisto) e Balsa Nova. É o chamado Novo Contorno Sul. O custo da obra será de aproximadamente R$ 400 milhões. No último domingo (01), em seu discurso de posse, o Governador Ratinho Junior antecipou a informação, enquanto também citava outras obras.

Em maio deste ano, quando foram anunciados investimentos para iluminação do Contorno Sul, o governo do estado já tinha informado sobre a existência de um projeto para construção desses corredores ligando Mandirituba a São José dos Pinhais e Araucária à Fazenda Rio Grande.

O Contorno Sul de Curitiba apresenta intenso tráfego de veículo leves e pesados. Cerca de 60 mil veículos usam o trecho diariamente, sendo que aproximadamente 30% são ônibus e caminhões. Na região são registrados cerca de 250 acidentes todos os anos, segundo o governo do estado.

De acordo com Gilson Santos, diretor-presidente da Coordenação da Região Metropolitana (Comec), o novo projeto vai ser uma boa alternativa para desafogar o trânsito na região.

O projeto executivo está sendo finalizado, para somente então começar o processo de licitação.

Os recursos já estão sendo negociados. Mas, é preciso ainda liberação do governo federal.

Segundo o diretor-presidente da Comec, a obra não deve afetar o trânsito no contorno atual, mas deve interferir na movimentação das ruas de alguns bairros.

A obra tem previsão para ser concluída em dois anos, a partir da contratação de uma construtora e todo o período todo de licitação.