A prefeitura de Curitiba lançou nesta segunda-feira (13), o cartão transporte Curitiba+, uma nova modalidade com utilização do serviço fora dos horários de pico, com possibilidade de redução dos valores da tarifa. O cartão terá o custo fixo de R$240,00 e só poderá ser utilizado de segunda a sexta-feira, entre 8h30 às 16h59 e das 20h às 3h59. No fim de semana, ele vai funcionar após as 8h30 aos sábados e será de uso livre aos domingos e feriados.

Uma pequena cerimônia foi realizada na Câmara Municipal dos Vereadores de Curitiba (CMC) e o prefeito em exercício, Eduardo Pimentel explicou a estratégia adotada pela prefeitura.

A expectativa da Urbs, que administra o transporte coletivo da capital, é de que 6% dos usuários que utilizam os ônibus em horários de pico migrem para os períodos de menor movimento e que haja a conquista de 4% de novos usuários. Nos cálculos do órgão, há uma redução de até 60% no número de pessoas circulando no transporte coletivo nos horários de abrangência do cartão, como detalha o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

O cartão transporte tradicional continuará sendo válido para todos os horários e o Curitiba+ só vai funcionar nos períodos pré estabelecidos. Além disso, esse novo recurso só pode ser adquirido por pessoas físicas e impede que empresas tenham o desconto. A utilização é pessoal e intransferível, com reconhecimento facial nos acessos ao transporte coletivo. A tarifa de Curitiba custa hoje R$6,00 por usuário e a utilização de mais de 20 vezes a nova modalidade vai permitir descontos progressivos, como frisa Pimentel.