O tema escolhido pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) foi “Imunização é Fundamental”. Criado para sensibilizar o público-alvo da campanha Novembro Azul, o slogan destaca a importância da imunização, já que comprovadamente os homens morrem mais cedo em relação às mulheres e são mais negligentes nos cuidados relacionados à saúde.

As ações para a população masculina acontecem durante todo o ano, de acordo com a Sesa, mas são reforçadas no mês da campanha que tem o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Para isso, a Secretaria de Saúde mantém, de forma permanente, os cinco eixos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), como acesso e acolhimento, prevenção de violências e acidentes, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado, saúde mental, estímulo a hábitos saudáveis de vida, principais doenças que acometem essa população, entre outras ações.

Na atenção primária à saúde, são desenvolvidos planos de promoção, proteção e manutenção da saúde, incluindo a vacinação, que é o tema central da campanha de 2023. Conforme a Sesa, um levantamento apontou que os homens se vacinam menos do que as mulheres.

O Paraná disponibiliza para essa população as vacinas contra várias doenças, como Covid-19, hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dupla adulto e influenza. Todos esses imunizantes podem ser encontrados nas unidades de saúde dos 399 municípios paranaenses.

Das mais de 29 milhões de doses anticovid aplicadas no Paraná, aproximadamente 12 milhões foram em homens acima de 18 anos. O número representa quase 40% do total. Em relação ao reforço da bivalente, 42% do público-alvo recebeu a vacina, de um total de 1,6 milhão doses aplicadas até agora.

A Secretaria de Saúde ressaltou que o cuidado voltado ao atendimento dos homens é uma das prioridades da pasta, para aumentar a procura dos serviços de saúde pela população masculina.