Na coluna Marketing Digital desta terça-feira (4), Fernanda Musardo fala sobre as novidades no sistema de compras para a Black Friday de 2025. De acordo com a colunista, a data mais importante deste ano está sendo marcada pelas inteligências de dados, artificial e principalmente de estratégias.

Segundo Fernanda, uma das mudanças mais significativas para o ano de 2025 é o novo modelo de busca das compras com inteligência artificial, já que o Google não entrega mais a lista de links, e sim, a lista de produtos com o menor preço, com a opção de frete e o botão comprar, sem o consumidor precisar sair da busca.

Ela ainda explica sobre a prática AEO (Answer Engine Optimization), que é a Otimização para Mecanismos de Resposta, um novo método de otimizar o conteúdo de um site com descrições de produtos e dados técnicos, para ser recomendável por assistentes de inteligência artificial como o ChatGPT. Segundo Fernanda, essa nova prática se torna importante, já que 52% dos consumidores utilizam IA para decidir compras, fazendo com que elas sejam recomendáveis por esses assistentes para os usuários.


SAIBA MAIS


Estratégias que as marcas podem utilizar durante a Black Friday de 2025

A colunista também apresenta algumas orientações que podem ajudar as empresas a terem melhores resultados durante a Black Friday de 2025. Fernanda recomenda que as marcas utilizem o frete grátis em seus sistemas de entrega, mesmo que o prazo seja mais longo, já que o consumidor não quer pagar essa conta e prefere esperar por mais tempo.

Outra sugestão da especialista é que as marcas revejam o fluxo de compra de seus clientes, porque essa trajetória não é mais linear. Ela recomenda que as empresas aprimorem seu conteúdo para ser entendido por robôs e não apenas por humanos.

Além disso, criar conteúdos que respondam às dúvidas comuns de forma clara, com uma linguagem natural, pode ajudar a marca a aparecer nos blocos de inteligência artificial nas buscas pelos consumidores.

Ouça a coluna completa