Um novo imunizante contra a dengue aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve chegar ao Paraná até o fim deste mês. De acordo com a Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC) a nova vacina deve chegar ao Brasil na próxima semana. Ela é composta por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença, a Qdenga, da empresa Takeda Pharma fornece ampla proteção contra a dengue.

Uma vacina contra a doença já existe no Sistema Único de Saúde (SUS), mas é destinada a pessoas que já tiveram a enfermidade. Segundo Heloísa Giamberardino, coordenadora do centro de vacinas do Pequeno Príncipe, há algumas diferenças entre as doses já distribuídas no Brasil e a nova, incluindo a preconização para pessoas que ainda não tiveram dengue.

Uma nova vacina contra a dengue deve chegar ao estado do Paraná nos próximos dias. Imagem: Agência Brasil.

A nova vacina será feita em esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. A eficácia contra a dengue para todos os sorotipos combinados entre indivíduos soronegativos (sem infecção anterior pelo vírus) foi de 66,2%. Já para indivíduos soropositivos (que tiveram infecção anterior pelo vírus), o índice foi de 76,1%, segundo a Anvisa.

Imunizante deve chegar até o fim de junho na região sul. Imagem: Agência Brasil

Apesar da novidade, o imunizante não estará disponível, em um primeiro momento, na rede pública pelo SUS.

Vacina, inicialmente, será restrita à rede privada de saúde. Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil