A Prefeitura de Curitiba inaugurou a nova sede do Centro de Referência Afro (Creafro) Enedina Alves Marques, na Rua Paula Gomes, 325, no bairro São Francisco. A unidade oferta atendimento psicológico e jurídico gratuito para cidadãos pretos e pardos, oferecendo acolhimento e orientação a vítimas de discriminação racial. O Centro também promove atividades comunitárias, incluindo grupos de discussão, palestras, capacitações e eventos temáticos sobre a cultura e identidade negra.

O casarão que abriga a nova sede foi construído na primeira metade do século 20 e restaurado e ampliado pela Prefeitura de Curitiba como parte das iniciativas do projeto Curitiba de Volta ao Centro, de revitalização da área central.


SAIBA MAIS


Patrimônio

Tombado como Unidade de Interesse de Preservação (UIP), o imóvel foi residência familiar até os anos 1980 e, entre 1994 e 2012, sediou o Centro Cultural Luso-Brasileiro. Em 2015, o edifício foi danificado por um incêndio.

Segundo a prefeitura, as obras de restauro começaram em novembro de 2023 e incluíram a adequação do espaço para atender às necessidades do Creafro, que até então funcionava no 2º andar do edifício localizado na Rua Barão do Rio Branco, 45, no Centro.

Aulas inaugurais

Na quinta-feira (20), o primeiro dia oficial de funcionamento do novo Creafro será movimentado com uma programação especial. Serão três encontros valorizando a cultura e a ancestralidade negra, totalmente gratuitos e abertos ao público.

Às 14h, os participantes poderão participar de uma aula de expressão corporal com o dançarino Kennedy Pierri. E às 15h, a música toma conta do espaço com uma aula de percussão pelo músico, percussionista, compositor, coreógrafo e arte-educador Diorlei Santos. O dia encerra com um show do grupo de samba de terreiro Os Encantados, às 16h.

* Com informações da prefeitura de Curitiba