Uma boa notícia para quem tem problemas com as letras pequenas das bulas de remédios. Uma Lei sancionada na última quinta-feira (12) estabelece a criação de bulas digitais com interfaces para facilitar a leitura de deficientes visuais. A nova regra já está em vigor e foi publicada no Diário Oficial da União. Segundo a especialista em Direito Médico e à Saúde, Melissa Kanda, a facilidade está também em ter acesso ao conteúdo antes de comprar o remédio.
Outra mudança prevista no novo texto, revoga uma determinação antiga, que indicava que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) seria responsável pelo rastreamento de medicamentos e agora obriga as próprias fabricantes a realizar o procedimento, que deverá conter um mapa de distribuição de medicamentos, identificando os quantitativos de comercialização e distribuição para cada lote, além de identificar os destinatários das remessas.
A Lei prevê ainda que as empresas têm até 12 meses para seguirem as novas regras impostas. A expectativa é de que, pelo menos, a bula digital já seja adotada pelas empresas nas próximas semanas.